O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu nesta quinta-feira (22/2) o novo defensor público-geral do Amazonas, Rafael Barbosa. O encontro, de caráter institucional, ocorreu na sede do Conselho Federal, em Brasília. Barbosa vai comandar a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no biênio 2024-2026.
“A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma entidade com a qual tenho uma relação de muito carinho, a instituição foi fundada pelo meu pai”, enfatizou Simonetti. Durante a reunião, trataram das pautas da advocacia pública e privada. O presidente do CFOAB fez votos de uma profícua gestão, “com a confiança de ter à frente da Defensoria Pública do Estado do Amazonas um grande advogado e um grande defensor público”.
Essa é a terceira vez que Rafael Barbosa assume a chefia da DPE-AM. Quando conduziu a instituição, entre 2016 e 2020, realizou feitos históricos, como a expansão da instituição para o interior do estado, com a inauguração de cinco polos da Defensoria no estado.
“Temos como objetivo, neste terceiro mandato, tornar a Justiça mais acessível, mais inclusiva, ampliando o número de pessoas atendidas de forma ágil e eficaz, sem reduzir a qualidade dos serviços”, disse Barbosa. “Colocamos a Defensoria do Amazonas e a Defensoria Nacional à disposição da OAB para parcerias estratégicas”, finalizou.