A relação da advocacia com as novas tecnologias foi destacada pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, na abertura da 9º Conferência Estadual da Advocacia Cearense. A cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (13/9), na sede da seccional em Fortaleza, e marcou o início do evento que reunirá advogadas e advogados do Ceará até a próxima sexta-feira (15/9).
“O inexorável avanço da tecnologia faz com que o hoje seja vivido com o olhar para o futuro. E a Ordem dos Advogados do Brasil tem caminhado atenta aos impactos e benefícios da tecnologia para a Justiça e para a cidadania brasileira. Por outro lado, também seguimos atentos aos desafios para a efetiva promoção de uma sociedade pacífica, inclusiva e sustentável, tendo como norte o cumprimento do Objetivo 16 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, declarou Simonetti, referindo-se ao plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente ainda convidou os presentes a participarem do Primeiro Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira e da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em novembro.
Estava presente, ainda, o membro honorário vitalício da OAB Marcus Vinícius Furtado Coêlho, responsável pela palestra magna.
Antes do evento, Simonetti e Coêlho lançaram o livro “Defesa da Democracia e das Liberdades”, coletânea de artigos coorganizada por eles.
Aprimoramento
Ao relembrar as conquistas da OAB em benefício da advocacia, o presidente da seccional, Erinaldo Dantas, afirmou que deseja “que esta Conferência permita a reflexão do que é possível melhorar na sua respectiva área de atuação. Tudo começa com uma ideia, e aqui eu peço ideias para que a gente possa melhorar a vida daqueles que garantem a efetividade da cidadania neste país”. Ao final de seu discurso, ele lembrou aos advogados que “juntos, somos mais fortes. Sozinhos, podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.
A 9ª Conferência cearense terá como tema Advocacia 2030 – Educação, Gestão e Inovação, e é uma realização conjunta da OAB-CE, ESA-CE e da CAACE.