O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, participou, nesta terça-feira (21/5), de uma homenagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos ministros Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves. A cerimônia de descerramento de seus retratos na Galeria dos Corregedores celebrou a contribuição significativa dos ministros para a Justiça Eleitoral brasileira, durante seus mandatos como corregedores do TSE entre 2021 e 2023.
Para Simonetti, a solenidade mostra a relevância do trabalho dos ministros e o impacto de suas decisões no fortalecimento da democracia. “Os ministros Mauro Campbell e Benedito Gonçalves são exemplos de integridade e compromisso com a Justiça. Suas contribuições foram fundamentais para garantir a lisura e a transparência dos processos eleitorais em nosso país,” ressaltou. Ele estava acompanhado do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Sidney Sá das Neves.
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou a importância da colaboração e experiência dos ministros homenageados. “Quando você trabalha com duas pessoas competentes, firmes, trabalhadoras, como o ministro Mauro Campbell, e como o ministro Benedito Gonçalves, isso dá um grande gosto para fazer com que a Justiça Eleitoral possa sempre estar em defesa da democracia”, afirmou.
O evento também contou com a presença de autoridades como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, Dias Toffoli, e Cássio Nunes Marques, além da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura.
A Galeria dos Corregedores, localizada no Espaço Ministro Sepúlveda Pertence, abriga os retratos de todos os ministros que já exerceram a função de corregedor no TSE, simbolizando um tributo permanente àqueles que desempenharam um papel vital na condução dos processos eleitorais do país.