A diretoria do Conselho Federal da OAB e representantes das 27 seccionais se reuniram neste sábado (22/3), em Manaus (AM), para o 1º Colégio de Presidentes da gestão 2025-2028. O encontro tem como objetivo discutir pautas essenciais para o avanço e o fortalecimento da advocacia.
O colegiado debateu temas que impactam diretamente a advocacia, entre eles a sugestão de alteração no provimento do Estatuto da Advocacia que trata da divulgação de resultados de decisões favoráveis obtidas por advogados. Também foi aprovada a criação de uma Comissão Especial com a finalidade de apresentar propostas para a regulamentação e/ou padronização da cobrança da anuidade em âmbito nacional. Na ocasião, foram deliberadas ainda medidas para coibir o chamado “golpe do falso advogado”, entre outras pautas de interesse da classe.
Além do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, o evento foi conduzido com o apoio do vice-presidente, Felipe Sarmento, da secretária-geral, Rose Morais, e do diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva.
Para Simonetti, o encontro marca um passo fundamental para a advocacia brasileira. “Reunimos as lideranças de todo o país para debater temas essenciais à valorização da profissão, à defesa das prerrogativas e à proteção da sociedade. O fortalecimento institucional da OAB passa pela união e pelo alinhamento das seccionais em torno de pautas que garantem uma advocacia mais respeitada e eficiente. As deliberações tomadas aqui certamente terão impacto positivo na atuação de cada advogado e advogado em todo o território nacional”, afirmou.
Advocacia unida
O Colégio de Presidentes da OAB tem como coordenadores os presidentes das seccionais baiana e goiana, Daniela Borges e Rafael Lara, respectivamente. Realizado na capital amazonense, o evento teve como anfitrião o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter.
Durante o evento, foi oficializado o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, no cargo de diretor-geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional). O conselheiro federal Erinaldo Dantas (CE), foi designado para presidir o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), com o presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, como vice-presidente.
O conselheiro federal Rafael Horn (SC) também foi designado pelo presidente Beto Simonetti para liderar frentes estratégicas no CFOAB. Ele ficará responsável pela Coordenação-Geral das Comissões e das Procuradorias da entidade, que reúne a Procuradoria Constitucional, a Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e a Procuradoria-Geral. Além disso, passa a comandar uma nova estrutura institucional: a Coordenação de Projetos Estruturantes, voltada ao fortalecimento da advocacia e das seccionais.
Além dos representantes da Ordem nos estados, o Colégio de Presidentes contou com a presença do Procurador Nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis; e dos membros honorários vitalícios da Ordem, Ophir Cavalcante, Cezar Britto e Roberto Busato. Participaram, ainda, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda.
Confira todas as fotos do evento no Flickr do CFOAB
Leia mais:
Colégio de Presidentes da OAB recomenda mudança em provimento sobre publicidade de resultados
Rafael Horn assume coordenação de frentes estratégicas no Conselho Federal da OAB