Nesta segunda-feira (1º/4), a OAB Tocantins (OAB-TO) comemora seu 35º aniversário, marcando três décadas e meia de atuação dedicada à advocacia e à justiça no estado. Desde sua fundação em 1989, a seccional tem desempenhado um papel crucial na proteção dos direitos da advocacia e na promoção da ética e da excelência profissional em todo o território tocantinense.
Interiorização
Nos últimos cinco anos, a gestão da OAB-TO tem reforçado seu compromisso com a advocacia local, entregando obras e realizando ações em subseções por todo o estado. Esse esforço visa não apenas fortalecer a categoria profissional, mas também garantir um melhor atendimento e suporte aos advogados e advogadas em suas atuações cotidianas. Além disso, para este mês, estão programadas mais duas inaugurações: a Sala OAB 4.0, na Subseção de Miracema, e o edifício da subseção de Guaraí.
Prerrogativas
Destaca-se, também, o empenho da seccional na defesa das prerrogativas da advocacia. Durante o período de 2019 a 2023, foram realizados dezenas de atos de desagravo em diversas cidades do estado, demonstrando o compromisso da instituição com a proteção dos direitos e a valorização dos profissionais da advocacia.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, enfatizou a importância da defesa das prerrogativas, declarando que “os órgãos do Sistema OAB – das subseções ao Conselho Federal – têm todos o mesmo objetivo central: a proteção dos direitos fundamentais da cidadania. Assegurar o pleno exercício da profissão não interessa somente a nós. Interessa, sobretudo, à cidadania brasileira”.
Gedeon Pitaluga, presidente da OAB-TO, complementou, afirmando que nestes 35 anos, a OAB-TO tem sido um bastião na defesa das prerrogativas da advocacia tocantinense. “Continuaremos firmes nesse propósito, garantindo que os advogados e advogadas de Tocantins tenham o suporte necessário para exercerem sua profissão com liberdade e independência”, disse.
Em 2024, a instituição autorizou a contratação de um Procurador de Prerrogativas para atender a região norte do estado, além de destinar recursos para melhorar a infraestrutura da subseção de Araguaína. Sob a liderança do presidente Gedeon Pitaluga, a OAB-TO reitera seu compromisso contínuo com a advocacia tocantinense.