“É crucial compreender as intolerâncias para efetivamente combatê-las. Espero que possamos não apenas fomentar a paz social, mas também promover a tão necessária inclusão no Brasil. Devemos entender profundamente o significado da inclusão social e erradicar os preconceitos enraizados”, declarou o presidente Beto Simonetti, ao receber, nesta quarta-feira (6/3), representantes de entidades que atuam em defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.
O encontro foi organizado pela presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal, Amanda Souto Baliza. A reunião teve como objetivo debater a questão da inclusão social dessas pessoas e, também, celebrar o recém-aprovado Provimento da Diversidade, na última sessão do Conselho Pleno. O texto visa regulamentar, atualizar e padronizar questões referentes à advocacia de pessoas LGBTQIAPN+.
Segundo Simonetti, é preciso debater com toda a sociedade a questão da diversidade e da inclusão social e, também, abandonar o campo do discurso tão somente. “Enquanto tivermos a chance de concretizar nossas intenções em ações tangíveis, estaremos exemplificando o caminho a seguir”, afirmou.
Amanda Souto ressaltou que é função da OAB, a partir de seu Estatuto, a defesa de vários direitos que vão ao encontro do que os movimentos sociais defendem. “Quando vemos uma OAB de portas abertas, é uma OAB muito importante, uma OAB que entende que a sociedade precisa desse apoio da instituição e que entende que a sociedade precisa continuar evoluindo cada vez mais. Tenho certeza que a Ordem está no caminho certo e que vamos continuar trabalhando em prol da sociedade e da advocacia”, defendeu.
OAB pioneira
Diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis aproveitou o encontro para agradecer o apoio da entidade em defesa da diversidade e dos direitos humanos. “Quando nós não tínhamos direito nenhum, a OAB foi a primeira que levantou a nossa bandeira. Viemos aqui para agradecer”, afirmou.
Participaram da reunião representantes da Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Rede Nacional de Pessoas Trans – Redetrans, Rede Gay Latino, Grupo Dignidade, Distrito Drag, Aliança LGBTQIA do Entorno Sul, Rede Nacional de Adolescentes LGBTI, Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.