A 2ª Conferência Nacional de Arbitragem será realizada nesta quinta (27/4) e sexta-feira (28/4), em Florianópolis. O evento reunirá grandes especialistas no assunto para debates referentes ao desenvolvimento do tema no Brasil. O evento é organizado pelo Conselho Federal da OAB e ocorrerá, de forma presencial, na sede da OAB Santa Catarina.
“A arbitragem é um instrumento que auxilia no descongestionamento dos tribunais e reduz a cultura da sentença, ainda tão presente no país. Vamos fazer um ótimo evento com a parceria da Seccional para que seja um momento de muito conhecimento, discussão e aprendizado sobre a utilização da arbitragem no dia a dia da advocacia”, destaca o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, projeta a importância do evento, salientando que vê Santa Catarina na vanguarda do assunto.
Podem participar advogados, estudiosos, árbitros e demais interessados no ecossistema da arbitragem para compartilhar experiências e reflexões sobre a arbitragem brasileira. A primeira edição da Conferência Nacional de Arbitragem foi realizada em São Paulo e reuniu cerca de 400 participantes.
Lançamento de livro
Ainda nesta quinta-feira (27/4), às 17h30, antecedendo a abertura da II Conferência Nacional de Arbitragem, acontecerá o lançamento do livro “A Arbitragem e a Advocacia”, como parte da coleção Grandes Temas da Advocacia.
A publicação reúne 11 artigos dedicados ao estudo da arbitragem sob enfoques e temáticas diversas e tem o intuito de celebrar o papel do advogado e da advocacia na promoção e desenvolvimento da arbitragem no Brasil e no mundo. O lançamento acontecerá no hall de entrada da sede da OAB/SC.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas aqui.
As vagas para a Conferência são limitadas. Os valores variam entre R$ 20 e R$ 80. Os participantes receberão certificado atestando 10 horas de atividade complementar.
Programação
Quinta (27/4)
19h – Solenidade de Abertura
19h30 até 21h – Painel de Abertura “Descentralização da arbitragem”
Sexta (28/4)
09h30 às 11h – Painel 1 “Nova geração de arbitralistas”
11h às 12h30 – Painel 2 “Mulheres na arbitragem”
14h às 15h30 – Painel 3 “Arbitragem na administração pública”
15h30 às 17h – Painel 4 “Prática da Arbitragem Atual”
17h às 18h30 – Painel 5 “Perspectivas da arbitragem”