O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participaram na noite desta terça-feira (25/10) da cerimônia de entrega do 17º Prêmio Engenho de Comunicação. Simonetti entregou a distinção na categoria de melhor site e Marcus Vinicius integrou o júri do prêmio.
A solenidade foi realizada no Espaço Cultural TCU, em Brasília. Foram premiados jornalistas e veículos em dez categorias: Site, Programa da TV, Programa de rádio, Veículo impresso, Coluna, Apresentador de TV, Apresentador de rádio, Cobertura jornalística da capital, Homenagem especial e Jornalista do ano.
Simonetti destacou que a OAB tem como bandeira histórica a defesa da imprensa, indispensável para a democracia. “Nesta noite celebramos a imprensa, que sempre será relevante para a Ordem porque ela tem tudo a ver com aquilo que historicamente a OAB faz, a defesa da democracia e da Constituição e a construção permanente de um Brasil livre”, disse o presidente da OAB. “Temos uma parceria de longa data com Prêmio Engenho, que é uma forma de prestigiar e valorizar o trabalho dos jornalistas”, afirmou Marcus Vinicius.
Em junho, a OAB Nacional sediou uma reunião com os finalistas da 17ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação. Na ocasião, a presidente e criadora do Prêmio Engenho, jornalista Kátia Cubel, explicou que o prêmio foi interrompido com a pandemia e, na retomada, houve a reconexão entre parceiros, homenageados, comissão julgadora e a OAB. “A OAB é uma parceira natural do Prêmio Engenho, pois defende os mesmos valores que a premiação: liberdade de imprensa, ética, transparência, democracia e cidadania”, disse Kátia na oportunidade. Desde 2004, o prêmio destaca jornalistas e veículos de comunicação que produzem notícias a partir da capital federal.