A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) completa, nesta sexta-feira (11/4), 93 anos. Com uma trajetória marcada pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e pela promoção do Estado Democrático de Direito, a seccional gaúcha se consolida como referência no cenário jurídico nacional.
“O aniversário da OAB-RS é uma data de celebração para toda a advocacia brasileira. Trata-se de uma seccional histórica, que sempre atuou com firmeza na defesa das liberdades, dos direitos fundamentais e das prerrogativas da classe. A atuação da advocacia gaúcha é essencial para o fortalecimento da democracia e para a promoção da Justiça em nosso país”, afirmou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.
A trajetória da OAB-RS tem início com a fundação do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), em 26 de outubro de 1926, por um grupo de 169 juristas empenhados em regulamentar e valorizar a atuação dos bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais. A partir da mobilização desse coletivo, foi instalada oficialmente, em 11 de abril de 1932, a seccional da OAB no estado, tornando-se uma das primeiras do país. Desde então, a OAB-RS tem exercido papel fundamental na articulação da advocacia, na defesa da cidadania e na luta por direitos sociais e garantias constitucionais.
Para o presidente da seccional, Leonardo Lamachia, a data é, também, uma oportunidade para destacar a atuação da OAB-RS na proteção das prerrogativas profissionais, na oferta de qualificação continuada por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-RS), e na aproximação com a sociedade por meio de campanhas de direitos humanos, cidadania e justiça social. Durante as últimas décadas, a seccional se notabilizou por enfrentar desafios históricos com firmeza e protagonismo, mantendo sua atuação independente e comprometida com os valores constitucionais.
“Aos 93 anos, a OAB do Rio Grande do Sul tem uma trajetória marcada por grandes conquistas para toda a advocacia brasileira e de compromisso firme com a cidadania. São as advogadas e os advogados gaúchos que fazem desta uma entidade forte, respeitada e combativa. Vivemos momentos difíceis, mas a advocacia pode olhar para sua instituição e encontrar acolhimento e a defesa integral de suas prerrogativas”, ressaltou Lamachia.
Valorização profissional
Sob a atual gestão, a seccional também tem reafirmado esse legado ao ampliar o diálogo com a advocacia de todo o estado, interiorizando ações e fortalecendo canais de escuta e atendimento às demandas da classe. A valorização da Jovem Advocacia, o combate às violações das prerrogativas e a defesa do devido processo legal continuam entre as prioridades da Seccional.
Atualmente, a OAB do Rio Grande do Sul reúne 92.268 advogadas e advogados inscritos, além de 4.836 estagiárias e estagiários, conforme dados atualizados do Cadastro Nacional da Advocacia, disponível no site oficial do Conselho Federal da OAB. Esses números reforçam o peso institucional da entidade, que tem papel ativo nas principais discussões jurídicas e políticas do país.