Com o objetivo de tratar de pautas comuns à advocacia e à perícia criminal, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, reuniu-se, nesta terça-feira (16/4), com os presidentes da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Willy Hauffe Neto e Marcos Antonio Contel Secco, respectivamente.
Na ocasião, foram tratados assuntos como cadeia de custódia, idoneidade do vestígio, ampla defesa e contraditório.
O presidente da APCF avaliou a importância de debater, junto à Ordem, iniciativas para garantia dos direitos fundamentais de qualquer cidadão, que é uma perícia isenta, justa e equidistante. “A autonomia da perícia é importante, justamente, para ficarmos livre de qualquer viés e termos assim uma prova justa para a persecução penal”, pontuou Willy Hauffe Neto.
Ao receber o apoio do presidente da OAB Nacional, principalmente no que diz respeito aos direitos humanos, Marcos Antonio Contel Secco afirmou que “Simonetti ainda precisa levar o assunto ao Conselho Federal, sobre a importância de a advocacia defender juntamente conosco a autonomia da perícia em relação aos órgãos de segurança pública”, destacou.
Também participaram da reunião a perita oficial e diretora da ABC Dunya Wieczorek, e o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Alex Sarkis.
Confira e baixe as fotos da sessão no Flickr do CFOAB.