O livro “Repensar a justiça – estudos em homenagem à ministra Assusete Magalhães” será lançado no próximo dia 22 de agosto, em evento no Salão de Recepções do Superior Tribunal de Justiça (STJ), das 18h30 às 22h. A publicação tem prefácio do ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça.
Coordenado pelos ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Isabel Gallotti, também do STJ como Assusete, o livro é composto por 59 artigos de ministras e ministros do Superior Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Superior do Trabalho e do Tribunal de Contas da União, bem como de integrantes da magistratura, da advocacia pública e privada e de outros segmentos do mundo jurídico. A organização é de Bianca Heringer, Grace Monteiro, Palmira Santiago e Rejane Rocha.
Assusete Magalhães é integrante da Primeira Seção e da Segunda Turma e preside a Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac) do STJ. Além de advogada, atuou como procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social e como procuradora da República. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de juíza federal em Minas Gerais e a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do estado, bem como a primeira a presidir o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no qual exerceu o cargo de corregedora, também de forma inédita. Em 2012, passou a ser a sétima mulher a integrar o STJ.