A criação de um espaço de diálogo em prol da busca de soluções jurídicas entre os países e a defesa do Estado Democrático de Direito foi o fio condutor do debate entre líderes globais, durante o evento de instauração do grupo Legal G20, na última sexta-feira (19/4), no Rio de Janeiro (RJ). Não apenas presencialmente, mas de forma virtual, as autoridades jurídicas trouxeram contribuições acerca de iniciativa liderada pela OAB Nacional.
O vice-presidente do Comitê Executor do Legal G20, Carlos Eduardo Caputo, conduziu a reunião. Ele também ressaltou a importância do encontro para as instituições de advocacia dos países integrantes do G20. “Uma iniciativa extremamente importante da nossa Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Federal. A presença altamente significativa de tantos líderes internacionais revela a importância e a dimensão que este evento teve dentro do seio das instituições de advocacia que integram o G20”, ressaltou.
As rodadas de conversa ocorreram de forma alternada, entre as contribuições presenciais e virtuais. Na mesa, estiveram o presidente do Ilustre Colégio da Advocacia de Madri, Eugenio Ribón; o membro do conselho diretor e coordenador de Assuntos Internacionais da Barra Mexicana, Gustavo Adolfo Santillana Meneses; o vice-presidente e secretário-geral da Ordem dos Advogados da China, Zhang Mingqi, o presidente da Ordem dos Advogados da Índia, Prashant Kumar e o presidente do Ilustre e Nacional Colégio de Advogados do México, Arturo Pueblita também com um representante da Federação Argentina de Colégio de Advogados.
Estiveram presentes, por meio de videoconferência, as seguintes instituições:
• All China Lawyers Association
• Association of Lawyers of Russia
• Bar Council of England and Wales
• Frankfurt Bar Association
• General Council of the Bar of South Africa
• Law Council of Australia
• Legal Practice Council
• The Law Society of England and Wales
• The Law Society of Hong Kong
• Pan African Lawyers Union
• Conseil National des Barreaux
Logo após o encontro, foi realizada uma reunião interna, que contou também com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e de outros integrantes da OAB Nacional.
G20
O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.
Trata-se do principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.