No segundo dia da 24ª Conferência Nacional de Advocacia, mais um evento especial se destacou na parte da tarde. O tema dos debates foi o 1º Encontro dos Coordenadores e Coordenadoras da Interiorização da Advocacia. A abertura foi feita pela Diretoria do CFOAB e a Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia. Os presentes debateram sobre o Balanço das Ações do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, correspondente aos anos 2022 e 2023.
De acordo com Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, “estamos criando pontes de integração e de ligação, para que o interior e o centro sejam verdadeiramente um só. Todos os advogados são iguais e todos tem os mesmos direitos, seja nas capitais, seja no interior. Dessa forma, estamos melhorando a infraestrutura em vários locais, comprando mais computadores, construindo mais sedes, revitalizando salas e fazendo seminários e eventos, mesmo que seja em regiões distantes”, concluiu.
Além disso, outro tema de destaque foram as Conquistas Alcançadas e Propostas de novas diretrizes para o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. Esse tema abrange o Acesso à Justiça, Desenvolvimento Regional, Desburocratização, Fortalecimento da Infraestrutura, Tecnologia e Inovação, Capacitação Contínua, Sensibilização e Educação Jurídica, Monitoramento e Avaliação.
Abrindo os debates, João de Deus Quirino Filho, coordenador nacional de Interiorização da Advocacia, destacou que já tem em quase dois anos de gestão, já tiveram mais de 200 inaugurações de salas novas, mais de 1,3 mil novas estações de trabalho entregues, novos computadores e muitos outros benefícios para melhorar o trabalho de todos. Em seguida, João de Deus exibiu um vídeo com a participação de várias colegas das subseções da OAB de todas as regiões do Brasil, mostrando mais benfeitorias que foram entregues para usufruto de todos, além de cursos realizados e muito mais.
Mais atenção às subseções
Bernardo Carvalho Brant, coordenador regional de Interiorização da OAB-MG, afirmou que um estado como Minas Gerais, muito grande, precisa de mais atenção, principalmente em subseções do interior. O interior, além de uma boa sede, precisa de um mínimo de infraestrutura para trabalhar, onde haja um espaço bem equipado para que ele possa exercer o seu trabalho de forma eficiente.
“Temos 17 regionais em Minas Gerais e 252 subseções em todo o Estado, onde fazemos eventos como o Colégio de Dirigentes em que todos os dirigentes participam e não fica muito dispendioso. Nesse evento, todas as demandas são encaminhadas e as soluções são encontradas o mais rápido possível, além de serem disponibilizados os acessos a vários cursos para os advogados interessados, em todo o interior.
Cláudia Pereira, coordenadora nacional de Interiorização, também falou de várias ações que beneficiarão o trabalho de todos e que sanaram vários problemas que os advogados do interior tinham anteriormente, melhorando significativamente o dia a dia dos colegas.
Fernando Deneka, vice-presidente de Interiorização da OAB-PA, ressaltou que esse projeto de interiorização foi fundamental para o trabalho de todos do interior de seu Estado, já que agora há escritórios compartilhados em vários locais chaves e salas de audiência de alta qualidade para todos usufruírem e assim exercer seu trabalho com excelência.