Confira como foi o trabalho das comissões temáticas no decorrer da semana abaixo.
COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO SISTÊMICO
A Comissão Especial de Direito Sistêmico reuniu-se, na quinta-feira (27/4), para debater o fortalecimento da área com informativos e diálogo com os Conselhos Regionais de Psicologia (CFP). O objetivo é esclarecer a diferença entre a atuação do Direito Sistêmico e o trabalho da constelação familiar; a constelação não é reconhecida pelo CFP. A Comissão frisou que, no contexto do Direito Sistêmico, o advogado preza pela comunicação não violenta e pela humanização do Poder Judiciário e que uma solução seria a regulamentação da prática.
COMISSÃO ESPECIAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Na terça-feira (25/4), a Comissão Especial de Defesa do Consumidor se reuniu para debater sobre litigância predatória. A prática, de acordo com o colegiado, ainda carece de estudos acadêmicos, mas já vem sendo tratada pelo Conselho Nacional de Justiça em grupos de trabalho.
A Comissão também discutiu detalhes de um Congresso sobre a defesa do consumidor, com previsão de ser realizado em 31/5, em parceria com o Procon-RJ. O evento antecede o encontro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, em 1 e 2 de julho.
COMISSÃO ESPECIAL DE RESPONSABILIDADE CIVIL
A Comissão Especial de Responsabilidade Civil reuniu-se nesta quinta-feira (4/5) para programar o congresso que será realizado em Recife, previsto para os dias 14 e 15 de setembro, em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). Neste encontro, o presidente da comissão, Eduardo Barbosa, destacou o aumento do número de desagravos e a importância da defesa das prerrogativas dos advogados.