Dando continuidade ao projeto de compartilhar cases de sucesso das seccionais, nesta sexta-feira (2/6) ocorreu o 5º Encontro Nacional de Secretariado-Geral dos Conselhos Seccionais da OAB. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (2/6), em formato virtual, e foi conduzida pela secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni.
“Esse é o nosso segundo encontro em que compartilhamos iniciativas de sucesso. Precisamos fortalecer as boas práticas, para fortalecer o Sistema OAB como um todo”, disse a secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni.
Neste encontro foi a vez das seccionais de São Paulo e de Santa Catarina dividirem suas experiências. A secretária geral da OAB-SP, Daniela Magalhães, contou o que a seccional paulista vem fazendo para inovar em sua gestão.
“Investimos na reforma das Casas da Advocacia. Trouxemos a advocacia para dentro da estrutura ofertada pela Ordem, que antes era sem estrutura, hoje estão reformadas e bem equipadas”, disse. Segundo a secretária, as Casas da Advocacia estão de portas abertas para todo advogado que precisar de um local para trabalhar, uma sala para reunião. “Inclusive, incluímos nesses locais uma assinatura premium do Jusbrasil para consulta a jurisprudência”, afirmou Daniela Magalhães.
Outra iniciativa da seccional foi o fornecimento do cartão digital aos novos advogados. “Todo novo advogado, ao receber a carteira da OAB, também receberá um cartão de apresentação digital, que conterá um QR Code, o qual remeterá para o cadastro dele no CNA e às redes sociais do profissional. Estamos migrando do cartão de papel para o digital”, destacou. Esse cartão também direciona para uma página, onde está hospedado o Código de Ética da OAB digitalizado, e demais informações sobre o sistema OAB.
A secretária-geral OAB-SC, Maria Teresinha Erbs, destacou a central de atendimento da seccional catarinense, “que após a pandemia de covid-19, passou por virtualização de seus processos”. A secretária-geral destacou que esse processo proporcionou com que a OAB-SC “agilizasse o processo, bem como enxugasse a máquina. Hoje, o pedido de inscrição de um novo advogado demora de 15 a 20 dias”, afirmou Maria Teresinha.
O investimento em espaços para advocacia também é uma preocupação da seccional catarinense. “Entregamos nesta gestão Salas Compartilhadas com computadores, mobiliários, internet, onde os advogados poderão prestar atendimento aos clientes, reuniões, audiências virtuais, estudar, etc. Até o fim da gestão, deveremos entregar outras casas em todo o Estado, para que toda a advocacia, principalmente do interior, seja atendida pela OAB”, ressaltou.