O advogado, membro honorário vitalício da OAB e constituinte, Bernardo Cabral, receberá a honraria máxima da advocacia brasileira. A concessão da Medalha Rui Barbosa foi aprovada por aclamação durante sessão do Conselho Pleno, nesta segunda-feira (17/4). Ao apresentar a proposta, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, apresentou breve histórico da vida pessoal e profissional do homenageado.
“Essa é a história da vida de um herói. Um herói que representa a memória viva da democracia de nosso país. A Medalha Rui Barbosa consagra, na eternidade, a magnitude de sua contribuição para o Direito, para a advocacia e para a democracia no Brasil. Estou certo de que, nesta gestão, consagrar Bernardo Cabral à Medalha Rui Barbosa trará à classe não somente a força inscrita em seu nome, mas também o potencial para redirecionar a nossa história”, destacou Simonetti.
Em sua trajetória profissional, Cabral atuou como advogado, jornalista, promotor, chefe de polícia e psicólogo. Aos 30 anos, iniciou sua carreira política. Presidiu o Conselho Federal da OAB no biênio 1981-1983. Anteriormente, ocupou os postos de secretário-geral e conselheiro federal. Foi relator-geral da Assembleia Constituinte, e sugeriu a inclusão na Carta de 1988 do artigo 133, que define o advogado como indispensável à administração da Justiça.
“Quando editado o Ato mais feroz, o Ato (Institucional) nº 5, que fechou o Congresso, suspendeu habeas corpus para delitos políticos e, naqueles tempos, tudo era delito político (…) naquele dia, eu estava em Brasília, com meu marido. E Bernardo Cabral, vice-líder do MDB, estava acolhendo todos os deputados e senadores que estavam sendo perseguidos, com força de humanidade e extrema coragem. Vocês não podem imaginar o terror que se abatia na capital”, lembrou a Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi. Ela também destacou a atuação de Cabral como constituinte e, em seguida, pediu aos presentes na sessão do Pleno aplausos a Cabral.
Cabral será o 20º condecorado com a Medalha Rui Barbosa na história da OAB.
Leia mais:
Bernardo Cabral defende atuação rigorosa da OAB na defesa da democracia
Bernardo Cabral é condecorado pela Assembleia Legislativa do AM e pelo IAB
Cabral e Simonetti: dois amazonenses que chegaram à Presidência nacional da Ordem