A OAB Tocantins completou no último dia primeiro de abril 34 anos de idade. O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti celebrou o aniversário da seccional mais jovem da Ordem dos Advogados do Brasil. “Saudamos a recente história de nossa seccional. As contribuições da OAB-TO fortalecem nossa profissão e auxiliam a advocacia nas soluções para os desafios do dia a dia. Que venham mais pela frente, sempre defendendo o Estado Democrático de Direito”.
Sala OAB 4.0
No dia 31 de março ocorreu a inauguração da sala da OAB 4.0, em Palmas. O evento, no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, contou com a presença do Presidente do FIDA, Felipe Sarmento, e do Ministro do STF, Luiz Edson Fachin.
“Os 34 anos da OABTO foram edificados de luta em defesa da advocacia tocantinense por várias gerações de dirigentes. Nessa data, na presença de lideranças nacionais da advocacia como o Presidente do FIDA, Felipe Sarmento, e do Ministro do STF, Edson Fachin, é uma oportunidade simbólica de reforçarmos a interlocução com o sistema judicial e a importância da preservação do respeito e da dignidade da classe”, afirmou o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga.
Histórico dos presidentes
O primeiro presidente da entidade foi o advogado Coriolano Santos Marinho, que cumpriu um mandato como interino, durante seis meses, até a realização da primeira eleição da nova seccional, em junho de 1989. O primeiro presidente eleito foi o advogado Augusto Pinheiro, que comandou a entidade entre 1989 e 1995.
Em seguida, veio Luciano Ayres, que ficou à frente da entidade durante quatro gestões, entre 1995 e 2006, até hoje é o advogado que presidiu a OAB-TO por mais tempo. Já o advogado Ercílio Bezerra assumiu os dois mandatos seguintes, entre 2007 e 2012, focando o trabalho no reconhecimento da entidade pela sociedade tocantinense.
No período entre 2013 e 2015, a seccional foi presidida pelo advogado Epitácio Brandão, que voltou as atenções para aproximar advogados e advogadas da entidade. Na sequência, a OAB-TO teve o advogado Walter Ohofugi como presidente, entre 2016 e 2018, antecedendo a atual gestão da seccional.