O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, participou da sessão ordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (10/9) para prestar uma homenagem ao ministro substituto Antônio Carlos Ferreira, que ocupará cargo de ministro efetivo no posto do ministro Raul Araújo. Ele ingressou no Tribunal pelo quinto constitucional na vaga destinada à advocacia.
Representando o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, Horn exaltou a trajetória de Antônio Carlos Ferreira, marcada pelo compromisso com a Justiça e com a cidadania, e afirmou que sua atuação é um exemplo de como o diálogo entre a magistratura e a advocacia fortalece as instituições democráticas.
“Acreditamos que sua atuação fortalecerá ainda mais a confiança da sociedade no processo eleitoral brasileiro. No próximo 6 de outubro, mais de 155 milhões de eleitores e eleitoras sairão de suas casas, nos mais de cinco mil municípios brasileiros, para exercer o seu direito à participação cidadã. E obviamente que a presença do ministro traz ainda mais segurança a este colegiado e a confiança de que a democracia e a Justiça e processo eleitoral brasileiro estarão em excelentes mãos”, declarou Horn.
O vice-presidente também aproveitou a ocasião para agradecer à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, e à diretora-geral do Tribunal, Roberta Gresta, pelo acolhimento do pedido formulado pela OAB da identificação das vagas de garagem destinadas à advocacia no TSE, “demonstrando o reconhecimento e a atenção que a Corte tem destinado à advocacia, aos advogados e às advogadas”.
Também participou da sessão o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do CFOAB, Sidney das Neves.