O Conselho Federal da OAB foi palco, nessa segunda-feira (27/5), do lançamento de quatro obras que prometem enriquecer o cenário cultural e jurídico brasileiro. O evento contou com a presença do presidente da Ordem, Beto Simonetti, além de presidentes de seccionais, conselheiros federais e outros advogados.
A obra “Direitos das Famílias por juristas brasileiras” contou com a participação da secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni, como autora de um dos capítulos. Em sua terceira edição, o livro destaca mulheres que, em suas respectivas áreas de atuação, denunciam e reivindicam igualdade de gênero, atenção às vulnerabilidades e uma perspectiva diferenciada sobre o cuidado, buscando alinhar o Direito Civil aos direitos humanos e fundamentais.
O livro “A Luz de Lucas” é uma tocante homenagem da advogada Magna Letícia Câmara, procuradora do Rio Grande do Norte, ao seu filho Lucas Viegas, falecido em 2020. A obra é uma compilação de fotografias feitas por Lucas durante suas viagens pelo mundo, capturando a essência e a luz dos lugares que visitou.
Organizado pelo conselheiro federal Daniel Blume Pereira de Almeida (MA) e Thiago Brhanner Garcês Costa, com coautoria de Fernanda Sauer, o livro “Aspectos Polêmicos do Direito Constitucional Luso-Brasileiro” explora questões complexas e atuais do Direito Constitucional. A obra reúne diversos especialistas para discutir os desafios e particularidades do sistema jurídico luso-brasileiro, oferecendo uma visão aprofundada e crítica sobre o tema.
“Eu trago, neste livro que organizei, um material que visa fomentar a doutrina lusófona do Brasil, tendo em vista um sistema jurídico que se perpassa. A relação do Brasil com Portugal está muito além de uma colonização longeva e os laços permanecem unidos através de uma doutrina e de um Direito que se comunicam”, explicou Blume.
O conselheiro também lançou a obra “Cartas ao Neto: Versos Maquiavélicos”, uma sátira poética que combina humor e crítica social. A obra é composta por poemas que exploram a relação entre o ser e o parecer, centralizando-se na figura de um avô político que oferece conselhos ao seu neto deputado.